- Área: 10060 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Craus Fotografía
-
Fabricantes: Alucoil, AutoDesk, Cype, DANOSA, KBE Sistemas, Orona | Ascensores, Plaka, Saint-Gobain, Strugal, TVITEC
É projetado um edifício de contêineres com 115 metros de comprimento e 18 metros de largura formado por uma estrutura neutra adaptável a vários perfis de usuário, interior diáfano, com três núcleos de comunicações verticais e com acabamentos internos brutos.
Os núcleos verticais, que englobam as comunicações verticais e os corredores, são projetados de forma compacta, reduzindo ao máximo suas dimensões, atingindo 85,00% da superfície útil dos pavimentos destinados a instalação de empresas.
No interior, o espaço aberto é projetado para divisão modular. O módulo de 7,20 metros permite o número mínimo de pilares para facilitar a distribuição interna e a máxima eficiência no estacionamento com 3 veículos por módulo.
O edifício está rodeado por uma segunda fachada em forma de pele separada das vedações com uma dupla finalidade: filtrar a luz dependendo da orientação do edifício e ser uma passagem para instalações que podem ser verificadas através de passarelas externas.
No piso térreo, dois espaços circulares estabelecem-se como ponto de encontro e como moldura para as entradas e saídas do pavimento subterrâneo.
ESTRUTURA
A estrutura horizontal é resolvida por meio de um sistema unidirecional de nervuras perfuradas de concreto armado executado in loco, com profundidade de 45+10 cm e distância entre eixos de 1,45 m, apoiada por duas vigas centrais e duas perimetrais com 55 cm de aresta. A estrutura vertical é resolvida com pilares de concreto armado de seção quadrada ou retangular, distribuídos numa grelha de cerca de 7,20x9,40 m, deixando duas aberturas de 4,15 m nas fachadas longitudinais.
A distribuição da estrutura através de uma modulação ordenada e repetitiva, com amplos espaços livres de pilares e paredes, garante uma distribuição adaptável de espaços compatível com as alterações que possam ocorrer ao longo da vida útil dos escritórios. Esta é uma enorme vantagem, especialmente em projetos como este, onde se prevê a renovação das instalações a cada 20 anos, enquanto as estruturas têm uma vida útil entre 50 e 100 anos.